Conheça um pouco sobre as Linhas de Pesquisa ofertadas pelo PPGDesign – UFPR:
Design de Sistemas de Informação (SI):
Nesta linha são estudados sistemas de informação, artefatos e documentos gráficos analógicos e digitais no intuito de promover a eficácia do processo de comunicação visual. São investigados aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos referentes às interfaces gráficas e aos seus leitores/usuários [e.g. compreensão, emoção, persuasão, motivação, interatividade]. Através da utilização e desenvolvimento de abordagens teóricas e metodológicas, busca resultados satisfatórios na elaboração, interação/uso e avaliação de sistemas de informação, artefatos e documentos gráficos.
Design de Sistemas de Produção e Utilização (SPU):
Estuda-se o desenvolvimento e uso de produtos/objetos/artefatos, considerando o comportamento do usuário; a usabilidade, acessibilidade e manufaturabilidade de sistemas e produtos; os fatores ergonômicos e tecnológicos; e as questões relativas às dimensões ambiental, social e econômica da sustentabildiade. Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de conhecimento de maneira a se alcançar soluções mais sustentáveis e inovadoras para os desafios contemporâneos através do Design, buscando o bem estar da sociedade e a proteção da biodiversidade, envolvendo atores em todas as esferas da sociedade, desde grandes empresas até associações de artesãos.
Teoria e História do Design (THD):
Esta linha congrega pesquisas sobre as dimensões teóricas, históricas e crÃticas das atividades projetuais, com vistas à produção de conhecimentos que fundamentam a disciplina, a área e suas interrelações com outras disciplinas e práticas profissionais, as quais constituem o campo multidisciplinar do Design. As pesquisas desenvolvidas encontram sustentação nos questionamentos a respeito das formas a partir das quais o Design, enquanto uma prática, um objeto e uma disciplina, foi desenvolvido historicamente como uma categoria para pensar as relações que travamos com os artefatos e sistemas de objetos/imagens no mundo moderno e, mais recentemente, como um discurso que dá sentido à s relações sociais vividas no mundo contemporâneo.